Projeto de cultura periférica, Criando Criadores lança o primeiro videoclipe do coletivo Chá da Tarde

28/10/2020 | Publicado por admin | Artigos, Comunicação, Cultura, Destaque, Notícias

Em sua terceira edição, a iniciativa fomenta capacitação cultural aos

moradores da Zona Leste de São Paulo

lllll

                                       Crédito: @vinilclick

 

Fortalecer a cultura periférica é o fio condutor do Criando Criadores, projeto que está em sua terceira edição e promove impacto positivo na cena cultural da Zona Leste de São Paulo ao fomentar uma série de atividades. Além de impulsionar a troca artística na região, o projeto garante para um dos artistas ou bandas a gravação de um single acompanhado por videoclipe. Nesta edição, primeira realizada à distância, o coletivo Chá da Tarde, nascido na comunidade do Jardim Keralux, foi selecionado e coloca no mundo sua primeira produção musical: “Novos Tempos” – um pedido de proteção e paz aos corpos pretes, LGBTQIA+ e periféricos (assista ao videoclipe).

Formado por Peu Morais, Ingrid Oliveira, Camis Roberta, Emerson Oliveira, Gabriel Kinder e Gustavo Dias, o sexteto  apresenta a área onde vivem no bairro de Ermelino Matarazzo, extremo leste da capital, e transformam a própria realidade em palco para os versos da letra. “É um convite para celebrar nossas vidas, pautar nossos espaços e direitos. Um convite para mergulharem com a gente nessa boa vibração e buscarmos novos sentidos, ideias, planos, sonhos e motivos para prosseguir”, conta Peu sobre a energia que atravessa a sonoridade do single.

Apesar de, como o resto do mundo, terem sentido o baque da pandemia do novo coronavírus na realidade profissional do grupo, foi frente a essa adversidade que nasceu a identificação dos integrantes como coletivo. A partir da união para ajudar no combate ao coronavírus com a distribuição de cestas, máscaras e produtos de higiene, se viram transcendendo o conceito de “banda”. “Nossa comunidade começava a enfrentar uma crise de saúde pública e não podíamos negar esforços. A partir daí, começamos a entender nossa identidade como um coletivo”, conta Peu Morais.

O distrito onde a produção audiovisual do coletivo é ambientada, também é cenário da realização do Criando Criadores – exceto nesta edição remota. Fruto de parceria entre o Cingulado (consultoria com foco em atitude social), o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e a ArcelorMittal (patrocinadora por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura), o projeto também aproximou a banda do mercado musical, através da participação em um bate-papo com o cantor e compositor Black Alien, por exemplo. O coletivo, inclusive, foi a atração de abertura de um dos shows virtuais do rapper carioca. “É apenas o começo de ‘Novos Tempos’”, conclui Peu.

 

Ficha Técnica:

Coletivo Chá (@bandachadatarde)

Produção Executiva: Peu Morais

Assistente de produção: Emerson Oliveira, Diogo Hans e Larissa Jesus

Parcerias e comunicação: Ingrid Oliveira e Larissa Jesus

Composição: Emerson Oliveira

Estúdio Sigo som: Binho Santana

Produção Musical: Arielly Porto

Realização: @lab_desencanto

Direção: @Olanias e @vinilclick

Direção de Fotografia: @Olanias

Produção Executiva: Luana Almeida (@sechamaluana)

Produção: Mateus Souza (@nemchega)

Produção Local: Coletivo Chá (@bandachadatarde)

Beleza: Bruna Rodrigues (@brunnaa.makeup)

Figurino: Carlos Vinícius (@vinilclick)

Arte: Marvin Procópio (@babyboydazl)

Pós: Mauricio (@7peri).

 

Banda Chá da Tarde

Ingrid Oliveira, Camis Roberta, Emerson Oliveira, Gabriel Kinder, Peu Morais e Gustavo Dias

Apoio e Realizações

Periferia Invisível (@periferiainvisivel)

Mde10 (@mde10oficial)

Tabacaria do boy (@tabacaria_do_boy)

Kaique’s Bar

 

Sobre a Cingulado:

Com o propósito de entender, explicar, planejar, mediar e executar projetos de ativação social, desde 2013, a Cingulado trabalha em projetos especiais de comunicação social, oferecendo serviços de pesquisa, mediação institucional, planejamento, avaliação de impacto, narrativas em vídeo e produção de eventos.

Sobre a ArcelorMittal Brasil:

A ArcelorMittal Brasil é a maior produtora de aços longos e planos da América Latina. Faz parte do grupo ArcelorMittal, líder de aço e de mineração do mundo, com presença em 60 países e unidades industriais em 19 países. Guiado por uma filosofia para produzir aço de forma segura e sustentável, o grupo ArcelorMittal é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens, com pesquisa e desenvolvimento de ponta e amplas redes de distribuição.

 

Sobre o programa ArcelorMittal Forma e Transforma:

O programa ArcelorMittal Forma e Transforma, o cidadão construindo o amanhã há mais de uma década promove a diversidade de práticas artísticas, tendo a cultura como um eixo de trabalho para inserção na sociedade, a favor da criação do senso de pertencimento, da dignidade e da cidadania. A ArcelorMittal acredita que o acesso a uma atividade regular de cultura, tem efeitos diretos no bem estar, na auto estima e na qualidade de vida.

 

Assessoria de Imprensa:

Trovoa Comunicação

+55 11 98432-0330

Carol Pascoal – carol@trovoa.com

Gabi Cruz – gabi@trovoa.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *